Bush diz a Hu Jintao que está preocupado com Coréia do Norte

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse ao presidente da China, Hu Jintao, que está preocupado com os planos da Coréia do Norte de retomar as atividades de sua usina nuclear de Yangbyon, disse um porta-voz da Casa Branca na segunda-feira. Ele acrescentou que os dois líderes concordaram em se esforçar ao máximo para convencer Pyongyang a suspender o trabalho nuclear.

Reuters |

'O presidente Bush expressou sua preocupação ao presidente Hu sobre o anúncio de que a Coréia do Norte planeja retomar as atividades de suas instalações nucleares', disse Gordon Johndroe, porta-voz da Casa Branca. Os dois presidentes conversaram por telefone.

'Os dois presidentes concordaram em trabalhar arduamente para convencer o Norte a continuar no caminho estabelecido pelas negociações com seis países, em direção à desnuclearizaçaão', acrescentou o porta-voz.

A Coréia do Norte disse na sexta-feira que vai reativar o complexo de Yongbyon, que produz plutônio e é a base de seu programa nacional de produção da bomba atômica. O país tinha concordado em desmantelar a bomba em troca de ajuda da outra Coréia, da China, do Japão, da Rússia e dos Estados Unidos.

(Por Arshad Mohammed)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG