Bush discute com premiê iraquiano retirada de tropas dos EUA

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, discutiram, nesta sexta-feira, sobre o plano de retirada das tropas americanas do Iraque antes de 2011, embora, segundo a Casa Branca, ainda faltem alguns detalhes sobre o acordo a serem concluídos.

Redação com agências internacionais |

O porta-voz da Casa Branca Gordon Johndroe informou que ambos os líderes mantiveram uma conversa por videoconferência sobre o futuro acordo para estabelecer a relação bilateral, que incluiria o prazo da retirada das tropas americanas assim como o compromisso de que o Exército iraquiano comece a assumir as missões de combate em várias áreas do país.

Johndroe contou que os líderes tiveram "uma boa conversa", embora tenha ressaltado que "há muitos detalhes que precisam ser discutidos".

O porta-voz assegurou que a discussão sobre o acordo só pode acontecer "pelos progressos alcançados na segurança (...) em Bagdá, Basra e em todo Iraque".

"O presidente deseja ouvir do general (David) Petraeus, no próximo mês, as recomendações para uma possível retirada de tropas adicionais", comentou.

O acordo sendo negociado pelos governo norte-americano e iraquiano deve estabelecer a retirada das tropas dos EUA das maiores cidades iraquianas em junho de 2009, se completando em 2011. As datas podem ser mudadas se a segurança e o progresso político no Iraque deteriorarem.

(*Com informações das agências EFE e AP)

Leia mais sobre: Iraque

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG