Bush destaca vínculos com Israel e sua confiança no futuro

O presidente americano George W. Bush destacou nesta quarta-feira os firmes vínculos de seu país com Israel e sua confiança no futuro, depois de desembarcar em Tel Aviv para as celebrações dos 60 anos do Estado hebreu e com a meta de estimular um acordo de paz.

AFP |

"Consideramos a Terra Santa um lugar muito especial e aos israelenses como nossos amigos próximos", disse Bush em uma declaração curta, concluída com um "shalom" (paz em hebreu), ao fim da cerimônia de recepção no aeroporto Ben Gurión de Tel Aviv.

Ao comentar a relação entre os dois países, seu compromisso pela democracia e a "aliança duradoura contra os terroristas e os tiranos", Bush disse que "os americanos e os israelenses podem estar orgulhosos de seu passado".

"O melhor meio de honrar nossos fundadores é seguir a obra que começaram", afirmou.

Bush antecipou ainda que no discurso que fará quinta-feira na Knesset (Parlamento israelense), falará sobre como "nossos países podem seguir avançando em nossos ideais e imaginar os próximos 60 anos de colaboração com confiança e esperança".

Nove deputados que representam a comunidade árabe, que reúne os descendentes dos 160.000 palestinos que ficaram sem suas terras após a criação do Estado de Israel, anunciaram que boicotarão o discurso de Bush.

lal/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG