Seguindo uma tradição da http://ultimosegundo.ig.com.br/new_york_times/2009/01/20/equipe+da+casa+branca+cuida+da+mudanca+da+familia+obama+3479940.html target=_topCasa Branca, o atual presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deixou um bilhete confidencial no Salão Oval para seu sucessor Barack Obama desejando a ele felicidades pelo começo de sua histórica presidência.

Bush escreveu a carta na segunda-feira e a deixou sobre a Resolute Desk - chamada assim porque é uma mesa feita de madeira de um barco britânico de mesmo nome -, informou sua assessora de imprensa, Dana Perino.

"Não darei nenhum detalhe, mas o tema é parecido com o que disse na noite eleitoral sobre o novo e fabuloso capítulo que o presidente eleito está por iniciar, e deseja a ele felicidades", acrescentou.


Casa Branca na última noite antes da chegada da família Obama / AP

Em suas últimas horas antes de deixar o governo, Bush conversou por telefone com a secretária de Estado Condoleezza Rice, o conselheiro de Segurança Nacional, Stephen Hadley, e o ex-chefe de gabinete Andy Card.

Despedida

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um telefonema de despedida de seu colega, o líder dos Estados Unidos, George W. Bush.

Durante a conversa, de cerca de 10 minutos, Bush convidou Lula a visitar o Texas. E, em contrapartida, o líder brasileiro convidou o americano para ir pescar com ele.

Segundo o porta-voz da Presidência do Brasil, Marcelo Baumbach, o presidente americano se disse honrado em ter servido os Estados Unidos nos últimos oito anos e afirmou que deixa a Presidência se sentindo realizado.

Bush também teria expressado sua gratidão por ter trabalhado com amigos, ''em especial, com o presidente Lula''.

Além de Lula, Bush também conversou na segunda-feira com líderes da Grã-Bretanha, Dinamarca, França, Geórgia, Alemanha, Israel, Itália, Japão, Rússia e Coréia do Sul, bem como com o ex-presidente mexicano Vicente Fox.

Análises

Opinião

Leia também:

Galerias de fotos

Vídeos



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.