Bush deixa a França rumo ao Reino Unido, etapa final da viagem européia

Paris, 15 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, deixou hoje a França, pouco antes das 9h de Brasília, rumo ao Reino Unido, última etapa de sua viagem européia de despedida, a sete meses do final de seu mandato.

Em Paris, Bush ratificou com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, o estado "excelente" das relações bilaterais, após o fim definitivo das tensões com o antecessor na Presidência da França, Jacques Chirac, que era contra a intervenção militar americana no Iraque.

Após um encontro de trabalho ontem no Palácio do Eliseu, Bush e Sarkozy deixaram clara à imprensa sua plena convergência frente à ameaça do programa iraniano de enriquecimento de urânio, e lançaram uma advertência também à Síria.

Os dois presidentes abordaram também a situação no Oriente Médio - onde a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, se encontra hoje -, no Afeganistão, as negociações internacionais de comércio e a mudança climática, entre outros assuntos.

Sete meses depois da visita de Sarkozy aos EUA para selar a reconciliação entre os dois países, Bush se desfez em elogios ao presidente francês, um homem "interessante, muito sábio", e à esposa do líder da França, Carla Bruni, "muito inteligente". EFE al/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG