desastre maior no Texas enquanto Dolly perde força - Mundo - iG" /

Bush declara desastre maior no Texas enquanto Dolly perde força

Washington, 24 jul (EFE).- O presidente americano, George W.

EFE |

Bush, declarou hoje que ocorreu um "desastre maior" no Texas e ordenou o envio de ajuda federal, enquanto a tempestade tropical "Dolly", que chegou a esse estado como furacão, perdia força no interior do país.

O escritório de imprensa da Casa Branca afirmou que estão disponíveis os fundos federais para o Governo do Texas, os Governos locais e algumas organizações sem fins lucrativos em vários condados.

"Dolly" chegou ontem ao Texas, pouco depois do meio-dia, como furacão de categoria dois, com ventos de até 160 km/h e fortes chuvas, que causaram inundações em algumas regiões.

Hoje, quando o centro da tempestade tropical estava perto de Laredo, seus ventos eram de aproximadamente 80 km/h. Os meteorologistas acreditam que a tempestade, que se movimenta em direção oés-noroeste a cerca de 15 km/h, se dissipará amanhã.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) afirmou que foi cancelada a advertência de tempestade tropical na área litorânea de Brownsville a Port Aransas.

O governador do Texas, Rick Perry; o senador pelo Texas, John Cornyn, e os juízes de condado Carlos Cascos e J. D. Salinas inspecionaram hoje o vale do Rio Grande a bordo de um helicóptero Blackhawk militar para avaliar os danos causados por "Dolly".

Grande parte do vale está sob as águas, depois que "Dolly" provocou pelo menos 305 milímetros de chuvas em algumas áreas.

A empresa American Electric Power informou que pelo menos 200 mil de seus clientes no sul do Texas estavam hoje sem fornecimento de energia elétrica. As equipes de consertos continuavam avaliando os danos na rede de distribuição de alta voltagem, disse a empresa. EFE jab/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG