Bush decepcionado com recusa iraniana à proposta nuclear

O presidente George W. Bush se disse decepcionado com a recusa do Irã à generosa proposta feita pelas grandes potências para resolver a crise sobre o polêmico programa nuclear da República Islâmica.

AFP |

"Estou decepcionado que os dirigentes tenham rejeitado esta oferta generosa. É uma indicação para os iranianos de que suas autoridades querem isolá-los ainda mais", declarou Bush durante uma entrevista coletiva em Paris ao lado do colega francês Nicolas Sarkozy.

"A obtenção pelo Irã da bomba nuclear é inaceitável. Isto é claro. É uma ameaça inaceitável para a estabilidade mundial, sobretudo no que diz respeito às repetidas declarações do atual presidente do Irã", disse Sarkozy.

Neste sábado, o chefe da diplomacia da União Européia (UE), Javier Solana, entregou ao Irã uma oferta "ampla e generosa" de cooperação das grandes potências para obter a suspensão do enriquecimento de urânio. No entanto, Teerã rejeitou de cara a condição.

"A postura do Irã é clara: qualquer condição a uma suspensão de nossas atividades nucleares não pode ser aceita", disse o porta-voz do governo iraniano, Gholamhossein Elham.

O presidente francês destacou ainda a disposição de seu país de cooperar com o Irã no desenvolvimento da indústria nuclear civil, mas que para isso Teerã precisa aceitar as inspeções de suas instalações.

"Caso contrário, devem saber que existirão sanções", completou.

cml.abm/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG