Bush critica China antes de encontro com Hu Jintao

Por Matt Spetalnick PEQUIM (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, criticou novamente a China em relação aos direitos humanos e à liberdade religiosa, um dia antes de se reunir com seus líderes.

Reuters |

Em uma visita a Pequim para a abertura das Olimpíadas, ele usou seu pronunciamento semanal no rádio aos norte-americanos para expressar 'profunda preocupação' com as condições dos direitos humanos em um Estado de partido único que atrai críticas internacionais.

'A América falou sincera e consistentemente sobre suas preocupações com o comportamento do governo chinês', disse Bush. 'Nós deixamos claro que confiar ao povo maior liberdade é necessário para a China conseguir desenvolver seu potencial.'

Este foi o terceiro dia consecutivo em que Bush criticou Pequim por restrições. O presidente defende que maior liberdade vai apenas fortalecer a China e não minar a nação comunista.

'Essa viagem reafirmou minha convicção de que homens e mulheres que aspiram expressar sua consciência e adorar seu Deus não são ameaças ao futuro da China', ele disse.

'Eles são o povo que fará da China uma grande nação do século 21.'

Enquanto Bush insiste em dizer que sua visita a Pequim se deve às Olímpiadas, líderes chineses poderão enfrentar intensas negociações já que Bush diz preferir reservar seus comentários mais fortes sobre direitos humanos para encontros reservados.

Como em declarações anteriores, ele temperou sua repreensão com elogios às proezas econômicas do país e aos laços comerciais com os Estados Unidos.

'Hoje, a China está correndo em toda a velocidade para a era moderna', disse Bush. 'Pequim está cheio de arranha-céus e as ruas cheias de carros. E o povo da China nunca teve tantas conexões com o mundo como agora.'

Bush se encontrará com o presidente Hu Jintao e o premiê Wen Jiabao. O governo chinês rejeita amplamente as críticas norte-americanas, afirmando tratar-se de intromissão em assuntos internos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG