Bush chegou a Bucareste para a cúpula da Otan

O presidente americano George W. Bush chegou nesta terça-feira a Bucareste para participar da cúpula da Otan, que reunirá de quarta a sexta-feira cerca de 60 chefes de Estado e de governo na capital romena, constatou a AFP.

AFP |

Acompanhado por sua esposa Laura e a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, Bush foi recebido no aeroporto pelo embaixador dos Estados Unidos, Nicholas Taubman, e pelo ministro romeno da Defesa, Teodor Melescanu.

Bush chegou a Bucareste em procedência de Kiev, onde havia desembarcado na noite de ontem (segunda-feira) antes de participar de uma entrevista coletiva junto com seu colega ucraniano, Viktor Yushchenko.

O presidente americano defendeu em Kiev a idéia de que Ucrânia e Geórgia se tornem candidatos oficiais para aderir à Otan, garantindo que a Rússia "não terá direito de veto sobre o que acontece em Bucareste".

Bush deve pronunciar um discurso quarta-feira em Bucareste durante a conferência da fundação americana Marshall Fund, antes de seguir para a estação Neptun, no Mar Negro, para se encontrar com seu colega romeno Traian Basescu.

Os dois dirigentes devem em seguida retornar a Bucareste para um jantar de trabalho com os chefes de Estado e de governo já presentes, lançando assim a cúpula da Aliança Atlântica, que deverá ter como temas principais o Afeganistão e as candidaturas de Geórgia e Ucrânia.

Bush deve deixar a capital romena na sexta-feira rumo à Croácia, de onde se deslocará para Sotchi no dia seguinte para uma reunião de despedida com seu colga russo, Vladimir Putin.

sg/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG