Londres, 15 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

Bush, chegou hoje ao Reino Unido, onde analisará com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, a situação no Iraque, na última etapa de sua viagem de despedida pela Europa.

O avião que leva Bush e sua esposa, Laura, aterrissou no aeroporto de Heathrow pouco antes das 14h (10h de Brasília).

O casal será recebido no Castelo de Windsor por Elizabeth II e seu marido, o duque de Edimburgo, com quem tomarão chá, e depois Bush e a esposa serão recebidos pelo premiê do Reino Unido, Gordon Brown, que realizará um jantar oficial na residência de Downing Street.

Na segunda-feira, Bush analisará a situação internacional com Brown, a quem advertiu, em entrevista ao jornal "The Observer", contra o anúncio de um calendário para a retirada de tropas do Iraque.

O líder também deve se reunir com o ex- primeiro-ministro britânico Tony Blair, enviado especial do Quarteto de Madri para o Oriente Médio (União Européia, ONU, EUA e Rússia).

A estadia em território britânico de Bush, que tem mais sete meses à frente da Casa Branca, se completa com uma visita à Irlanda do Norte, onde em abril foram cumpridos dez anos de um processo de paz no qual os EUA tiveram papel fundamental de mediação. EFE ep/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.