Bush chega ao Palácio do Eliseu para reunião com Sarkozy

Paris, 14 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, chegou hoje ao Palácio do Eliseu para um encontro com seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy, no qual ambos abordarão, entre outros temas, o programa nuclear iraniano, a situação no Afeganistão e os conflitos no Oriente Médio.

O chefe de Estado francês recebeu o presidente americano na escadaria do palácio do Palácio do Eliseu. Ontem, Bush e Sarkozy já haviam participado de um jantar, ao lado de suas respectivas esposas, Laura Bush e Carla Bruni.

Além das relações bilaterais -qualificadas de "excelentes" por fontes francesas -, e os laços entre Europa e EUA, os dois dirigentes planejam conversar sobre alguns dos temas mais importantes da atual agenda internacional.

Ambos concordam com a necessidade de se reforçar as sanções contra o Irã, caso o país siga se negando a suspender seu programa de enriquecimento de urânio, como reiterou hoje.

Durante sua atual viagem pela Europa, Bush já declarou que "prefere a via diplomática, mas que todas as opções estão sobre a mesa", em uma velada alusão a uma possível intervenção militar no país persa.

Bush também pediu aos aliados europeus para que aumentem sua ajuda ao Afeganistão, onde, na noite de ontem, um comando talibã invadiu uma prisão em Kandahar e libertou centenas de insurgentes presos.

Sarkozy reafirmou esta semana que enviará cerca de 700 soldados adicionais ao país durante o verão (do Hemisfério Norte), embora tenha indicado que a solução "não pode ser somente militar".

O Oriente Médio também é outro tema que figura na agenda do encontro dos dois presidentes, assim como as negociações internacionais de comércio e a luta contra a mudança climática.

O encontro, com duração prevista de cerca de duas horas, será encerrado com uma entrevista coletiva conjunta. EFE al/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG