Bush chega ao Egito para transmitir apoio a aliados na região

Sharm el-Sheikh (Egito), 17 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, chegou hoje à cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, onde se reunirá com seus principais aliados no Oriente Médio e tentará impulsionar o processo de paz entre israelenses e palestinos.

Bush terá pela frente dois dias de intensa atividade diplomática em sua última viagem pela região, a que mais concentrou sua política externa ao longo de seus dois mandatos.

Logo após chegar ao aeroporto desta cidade litorânea situada na Península do Sinai, o governante se dirigiu a uma reunião com seu colega egípcio, Hosni Mubarak, e ao longo do dia fará o mesmo com os presidentes palestino, Mahmoud Abbas, e afegão, Hamid Karzai.

Amanhã, Bush deve se reunir com o rei da Jordânia, Abdullah II, e com os primeiros-ministros palestino, Salam Fayyad, e paquistanês, Yousaf Raza Gillani, e fechará sua visita com o discurso de inauguração do Fórum Econômico Mundial para o Oriente Médio.

Apesar de não existem grandes expectativas no mundo árabe sobre esta última visita de Bush, há certa curiosidade em relação à mensagem que o presidente americano transmitirá aos árabes, principalmente após ter evitado falar sobre a crise palestina em sua recente visita a Israel.

A Casa Branca já antecipou que Bush pedirá aos países árabes que aumentem seu respaldo à Autoridade Nacional Palestina (ANP), não só político, mas também financeiro.

Essa foi uma das últimas exigências do Quarteto do Oriente Médio (formado pelos EUA, UE, Rússia e a ONU) a alguns estados árabes que estão muito longe de cumprir as promessas econômicas que fizeram à ANP na última Conferência de Doadores.

Bush aterrissou no Egito vindo da Arábia Saudita, onde ontem tentou sem sucesso conseguir fazer com que este país se comprometesse a aumentar a produção de petróleo para baratear os preços mundiais.

Anteriormente, o líder dos EUA esteve em Israel para comemorar o 60º aniversário da criação do Estado judeu. EFE er/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG