Bush chega a Sochi para encontrar Putin e conhecer o próximo presidente russo

Moscou, 5 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, chegou hoje a Sochi, onde se encontrará com o seu colega russo, Vladimir Putin, e conhecerá Dmitri Medvedev, que vai assumir o cargo de chefe de Estado do país em 7 de maio.

O avião presidencial americano aterrissou no Aeroporto Internacional de Sochi, balneário russo no Mar Negro, às 11h30 (Brasília), informaram agências locais.

A provável última reunião que Bush e Putin terão como presidentes de seus respectivos países vai ter como foco a iniciativa de Washington de instalar um escudo antimísseis no Leste Europeu, que acaba de receber o respaldo da Otan e conta com a forte oposição da Rússia.

Os presidentes da Rússia e dos EUA devem aprovar amanhã um documento que sirva de guia para a relação dos dois países durante o mandato de seus respectivos sucessores.

"O documento deve ser honesto. Há problemas que não podem ser atenuados", disse hoje à agência russa "Interfax" o assessor de política externa do chefe do Kremlin, Serguei Prikhodko.

O assessor afirmou que entre Moscou e Washington persistem diferenças importantes sobre a questão do escudo antimísseis, o sistema de redução das armas estratégicas e a militarização do espaço.

Entre as diferenças, Prikhodko também apontou as posturas em relação à ampliação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), principalmente no que diz respeito às ex-repúblicas soviéticas da Ucrânia e da Geórgia.

A visita de Bush a Sochi, a última parada em sua viagem pelo Leste Europeu, deve durar menos de 24 horas. EFE bsi/rr/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG