Bush chega a Pequim para abertura dos Jogos

Redação Central, 8 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, chegou na noite desta quinta-feira a Pequim para assistir à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que acontece nesta sexta.

Bush, que viajou acompanhado de sua esposa, Laura, iniciou no começo dessa semana um giro pela Ásia que incluiu visitas à Coréia do Sul e Tailândia, e que termina com a passagem pela China.

Durante sua estadia na China, o presidente americano vai inaugurar, nesta sexta-feira, a nova Embaixada dos Estados Unidos em Pequim, informou a agência oficial chinesa "Xinhua".

"Este é um momento pelo qual esperamos muito. Depois de mais de 15 anos de conversas e de quatro anos e meio de obras, nossa maravilhosa Embaixada será oficialmente inaugurada pelo presidente", disse Clark Randt, embaixador dos EUA na China.

Em sua passagem pela Tailândia, Bush criticou a China por "não dar a liberdade básica a seus cidadãos".

Bush disse estar "profundamente preocupado" com o estado dos direitos humanos no gigante asiático, e que se "opõe firmemente" às detenções de dissidentes.

"Os Estados Unidos acreditam que o povo da China merece liberdades fundamentais, direitos naturais de todos os seres humanos", acrescentou.

Bush comentou que os "EUA mantêm sua firme oposição às detenções na China de políticos dissidentes, ativistas de direitos humanos e daqueles que defendem a liberdade de culto".

O presidente acrescentou que "confiar em sua gente, com maior liberdade, é a única via pela qual a China pode desenvolver todo seu potencial". EFE rd/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG