Bush chega a Nova Orleans para sua última cúpula norte-americana

Nova Orleans (EUA), 21 abr (EFE) - O presidente de Estados Unidos, George W. Bush, chegou hoje a Nova Orleans para sua última reunião com líderes da América do Norte, onde abordará temas complicados como a imigração e o futuro do livre-comércio na região.

EFE |

Durante sua chegada ao aeroporto internacional Louis Armstrong, Bush não falou com a imprensa.

Na cúpula de dois dias da Aliança para a Segurança e Prosperidade da América do Norte (Aspan), Bush vai analisar o panorama político e econômico da região junto com o presidente mexicano, Felipe Calderón, e o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper.

A Casa Branca já antecipou que Bush aproveitará o fórum para defender o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), iniciado em 1994 com Canadá, EUA e México como membros e que agora está na mira dos candidatos democratas à Presidência.

Os três governantes analisarão os progressos obtidos até agora desde o lançamento da Aspan, em março de 2005, para estabelecer um perímetro de segurança e estreitar a cooperação trilateral em outras áreas de interesse comum.

Hoje, Bush participará junto com Calderón da reabertura do consulado mexicano em Nova Orleans, fechado desde a passagem do furacão "Katrina", em agosto de 2005.

Depois, se encontrará com Calderón e Harper e fará declarações durante uma recepção na Câmara de Comércio dos EUA, um de seus principais aliados na defesa da zona de livre comércio.

O dia do presidente americano terminará com um jantar privado em local ainda não divulgado por razões de segurança. EFE mp/rr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG