Bush chega à Alemanha, segunda etapa da turnê européia

O presidente George W. Bush chegou na tarde de hoje à Alemanha, segunda etapa de uma turnê de despedida na Europa, durante a qual deverá encontrar-se com a chanceler Angela Merkel para falar do aquecimento climático e da questão nuclear iraniana.

AFP |

Bush participou hoje em Brdo Pri Kranju, na Eslovênia, de uma reunião de cúpula EUA-UE de um dia, marcando o início da turnê européia de adeus, uma vez que deve deixar a Casa Branca em janeiro próximo.

Acompanhado da mulher Laura, o presidente americano seguiu de helicóptero do aeroporto de Berlim-Tegel à residência governamental alemã de Meseberg, a 70 km ao norte da capital, onde será hóspede, até amanhã, quarta-feira, da chanceler Angela Merkel e de seu marido, Joachim Sauer.

Os encontros do presidente com a chanceler deverão ser dominados pelo dossiê nuclear iraniano, pelos esforços relacionados à luta contra o aquecimento climático, além do comércio transatlântico.

Bush considera possível obter um acordo global relativo à luta contra o aquecimento climático antes do final de seu mandato.

Mas, para os Estados Unidos, qualquer acordo deve envolver as grandes economias emergentes como a Índia e a China.

Há um ano exatamente, na estação balneária alemã de Heiligendamm, no mar Báltico, Merkel presidiu o G8 dos países mais industrializados. Ela havia obtido concessões do presidente americano sobre o clima, mas sem compromissos obrigatórios quanto à redução das emissões de gás de efeito estufa.

Bush deve deixar a Alemanha amanhã à tarde para se dirigir à Itália.

dlc-jlv/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG