uma das ditaduras mais cruéis da A. Latina - Mundo - iG" /

Bush chama regime castrista de uma das ditaduras mais cruéis da A. Latina

Washington, 13 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, enviou hoje uma mensagem de solidariedade ao povo de Cuba na qual assegurou que um dia os cubanos ficarão livres do regime castrista, o qual qualificou como "uma das ditaduras mais cruéis" que a América Latina já viu.

Na mensagem, distribuída hoje pela Casa Branca, Bush afirmou que "o mundo viu outros exemplos de ditadura, mas esses regimes caíram e países anteriormente escravizados abraçaram seu direito inato à liberdade".

"Um dia, o povo cubano desfrutará desta mesma bênção", assegurou Bush, que deixará o poder na terça-feira, em mensagem por ocasião do 50º aniversário do regime castrista, que considerou "uma das ditaduras mais cruéis vista neste continente".

A mensagem, segundo o presidente, é dirigida especificamente aos dissidentes cubanos como Óscar Elías Biscet, Luis Enrique Ferrer, Ricardo González ou José Luis García Paneque.

Bush expressou o apoio dos Estados Unidos aos que defendem a liberdade em Cuba, e destacou que "todos os cubanos têm direito a ser tratados com dignidade para que possam chegar tão longe quanto seu trabalho e talentos permitirem".

"Esta é a medida que meu Governo, e Governos anteriores, sem importar sua afiliação política, esperaram do Governo cubano como condição para melhorar as relações", afirmou o líder, que lembra que, durante sua etapa na Casa Branca, recebeu a causa da liberdade cubana com especial carinho.

Os Estados Unidos estão disposto a responder a qualquer pedido de Cuba que ajude a uma transição democrática, mas "a resposta do regime castrista a nossas ofertas foi de uma contínua repressão do povo cubano", insistiu.

"Meu desejo sincero foi que o povo cubano assuma o lugar que lhe corresponda na comunidade de nações democráticas e amantes da liberdade", destacou. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG