Bush, Calderón e Harper iniciam último dia de cúpula da Aspan

Nova Orleans (EUA), 22 abr (EFE).- Os presidentes dos EUA, George W.

EFE |

Bush, e do México, Felipe Calderón, e o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, iniciaram hoje o segundo dia de reuniões nesta cidade com o intuito de cimentar a integração regional.

Hoje termina em Nova Orleans a quarta cúpula da Aliança para a Segurança e Prosperidade da América do Norte (Aspan), o projeto de integração americana lançado em março de 2005.

Sob fortes medidas de segurança e com uma caravana de 50 veículos, Bush, Calderón e Harper seguiram do hotel Windsor Court para o Dooky Chase, um restaurante popular de um bairro pobre de Nova Orleans que data de 1941, no qual tomaram café.

Após a refeição, os três governantes se reunirão com membros do Conselho para a Competitividade da América do Norte, criado na cúpula de 2006 e que hoje entregará seu relatório anual sobre o processo de integração da região.

Posteriormente se reunirão em particular pela última vez e oferecerão uma entrevista coletiva conjunta. Também existe a expectativa da divulgação de um comunicado conjunto com as diretrizes de um plano de ação para os próximos 12 meses.

A cúpula da Aspan, que no próximo ano acontecerá no México, esteve concentrada em assuntos relacionados ao comércio, à imigração e à segurança fronteiriça, entre outros assuntos.

Ao final da cúpula, Bush, Calderón e Harper seguirão para um setor da cidade onde plantarão uma árvore por ocasião da comemoração do Dia da Terra. EFE mp/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG