Bush anuncia amanhã futuro das tropas americanas no Iraque

O presidente americano, George W. Bush, anunciará na terça-feira sua decisão sobre quantos oficiais militares permanecerão no Iraque, informou uma fonte da Casa Branca, que pediu para não ser identificada.

AFP |

Bush revelará seus planos "amanhã na NDU", a Universidade Nacional de Defesa, onde deve discursar, por volta das 14h GMT (11h de Brasília), completou a fonte.

Na quinta-feira passada, a Casa Branca anunciou que Bush estava "considerando as opções" sobre o destino das tropas americanas no Iraque, depois de receber as recomendações de seu comandante-em-chefe, general David Petraeus.

Oficiais de alta patente disseram que as orientações incluem uma modesta redução das tropas em 8.000 soldados, até março de 2009. Isso deixaria um contingente de cerca de 145.000 soldados no Iraque.

Agora, Bush enfrenta o apelo de líderes iraquianos, que reivindicam uma data exata para a retirada das tropas americanas, o que Bush vem descrevendo, há tempos, como receita para uma derrota catastrófica.

O primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, diz que o acordo está praticamente concluído e insiste em que as forças estrangeiras devem deixar o país até 2011.

O tema de uma possível retirada das tropas americanas do Iraque está na pauta, a poucos meses das eleições presidenciais de 4 de novembro e em meio a uma guerra muito impopular que alimenta a esperança democrata de chegar à Casa Branca.

A redução do contingente no Iraque deve ser acompanhada do envio, no início de 2009, de mais 4.500 soldados para o Afeganistão.

ok/fp/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG