irreversível - Mundo - iG" /

Bush afirma que processo de paz no Oriente Médio é irreversível

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse nesta sexta-feira que as conversações de paz no Oriente Médio são irreversíveis, depois de se reunir com o líder palestino Mahmud Abbas, um mês antes de deixar a Casa Branca.

AFP |


Junto ao presidente americano, Abbas disse que os palestinos estão "praticamente comprometidos" com as negociações lançadas por Bush um ano atrás e que tem confiança em que o próximo presidente, Barack Obama, retomará o processo no ponto deixado pior Bush.

"Não há dúvida de que é um desafio difícil, mas precisamos reconhecer que houve avanços", disse Bush. "Estou satisfeito com a aprovação por parte do Conselho de Segurança da ONU da resolução confirmando que o processo de negociação bilateral é irreversível - um caminho que conduz à criação de um Estado palestino e à paz no Oriente Médio", acrescentou.

Abbas prometeu agir para fazer avançar o processo."Não há dúvida de que daremos continuidade aos esforços e às negociações de paz", disse Abbas, elogiando o "cimento" colocado por Bush.

O Conselho de Segurança da ONU havia aprovado na terça-feira uma resolução de apoio ao processo de paz no Oriente Médio, a primeira em cinco anos, por 14 votos e a abstenção da Líbia.

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e seus colegas russo, Serguei Lavrov, e britânico, David Miliband, estavam presentes à sessão.

"Esta decisão é muito importante para a paz no Oriente Médio", declarou na abertura do encontro o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. "A ocupação iniciada em 1967 precisa acabar. Israel e o mundo árabe devem viver em paz", acrescentou.

    Leia tudo sobre: israel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG