Bush afirma que governo iraquiano terá maior responsabilidade na segurança

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, assegurou neste sábado que o governo do Iraque irá passar por uma transição, durante a qual irá assumir gradualmente a responsabilidade pela segurança do país.

AFP |

"Como será essa transição? Quanto à segurança, seguiremos na ofensiva, continuaremos apoiando as forças de segurança iraquianas, lhes transferindo responsabilidades de segurança para no futuro assumir um papel de supervisão", manifestou.

O presidente assinalou esta semana que o número de soldados americanos no Iraque permanecerá em 140.000 até o final deste ano, o último na frente do governo.

Em seu programa de rádio deste sábado, Bush reafirmou seu apoio ao plano do chefe militar americano no Iraque, general David Petraeus, que pediu que se paralisasse a retirada das tropas no país.

"Nossos esforços buscam uma meta clara: um Iraque livre que possa proteger sua população, se sustentar economicamente e resolver seus assuntos políticos", assinalou. "E ninguém tem mais interesse em conseguir esse objetivo do que os iraquianos", acrescentou.

mk/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG