Bush afirma que foram alcançados progressos no Afeganistão

Washington, 29 abr (EFE).- O presidente dos EUA, George W.

EFE |

Bush, afirmou hoje que foram alcançados progressos na missão liderada pela Otan no Afeganistão, mas admitiu que ainda resta uma dura tarefa pela frente.

Em entrevista coletiva no Jardim da Casa Branca, Bush fez referência à situação no Afeganistão, onde o presidente Hamid Karzai sobreviveu no domingo a uma tentativa de assassinato em Cabul, onde o talibã matou três pessoas e feriu outras dez.

Segundo o presidente americano, "estão sendo alcançados progressos no Afeganistão, mas há combates muito duros".

Entre os progressos, apresentou sua satisfação com as forças afegãs, que "quando lutam, são boas", a construção de estradas e hospitais e o fato de as meninas afegãs terem retornado às escolas.

No entanto, ele disse que são enfrentadas "pessoas dispostas a se amarrarem a bombas, ir a locais nos quais pessoas inocentes fazem compras e matá-las. Convém a nós enfrentar agora estas pessoas, estejam no Afeganistão, no Iraque ou na Europa. A resposta é 'absolutamente nos convém'".

Segundo Bush, seu país está "em uma luta mundial contra pistoleiros e assassinos e os Estados Unidos devem tomar a iniciativa". EFE mv/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG