robustez à economia dos EUA - Mundo - iG" /

Bush admite que falta robustez à economia dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse nesta sexta-feira que as mais recentes informações sobre o mercado de trabalho mostram que a economia americana não está tão robusta quanto o governo gostaria.

BBC Brasil |

"Isso é um sinal de que a economia não está tão robusta quanto todos nós gostaríamos", afirmou Bush, em referência às estatísticas que mostram que o desemprego aumentou nos Estados Unidos.

As novas estatísticas do governo indicam que o número de pessoas sem emprego aumentou em 20 mil no mês de abril. Este é o quarto mês seguido de crescimento da estatística.

No entanto, economistas ressaltam que a queda no número de empregos foi menor do que se esperava no último mês.

Recuperação
Em discurso na cidade de Saint Louis, o presidente americano disse acreditar que o país vai se recuperar como já fez antes, com a ajuda do recente pacote de descontos fiscais concedidos aos americanos para que enfrentem a alta no preço dos alimentos e da energia.

"Desde que me tornei o presidente de vocês, eu gostaria de lembrá-los, passamos por uma recessão, passamos por um ataque terrorista, passamos por uma guerra, tivemos escândalos corporativos, tivemos grandes desastres naturais, e ainda assim esta economia sempre se recupera", disse Bush.

"Nós somos uma economia resistente, porque nós temos pessoas boas, capazes, inteligentes e trabalhadoras na América", acrescentou.

A economia americana sofre com os efeitos da crise no mercado imobiliário de empréstimos de alto risco, que começou no ano passado.

Desde então, o preço de ativos imobiliários caiu muito no país e gerou uma contração no consumo. Além disso, os bancos estão emprestando menos, devido a temores de inadimplência.

Para enfrentar a situação, o Fed (Federal Reserve, o banco central americano) anunciou que aumentará na próxima semana em US$ 25 bilhões os fundos de empréstimos a bancos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG