Bush adia visita à Coréia do Sul para agosto

Washington, 1 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, irá à Coréia do Sul nos dia 5 e 6 de agosto, antes de visitar à China para assistir aos Jogos Olímpicos, comunicou hoje a Casa Branca.

Esperava-se que o presidente americano fizesse esta visita durante a viagem que realizará ao Japão neste fim de semana para participar da cúpula do Grupo dos Oito (G8, que reúne os sete países mais industrializados e a Rússia) na próxima semana.

Entretanto, as manifestações contra os EUA na Coréia do Sul obrigaram essa etapa a ser adiada.

O presidente dos EUA deve se reunir com seu colega sul-coreano, Lee Myung Bak, em 9 de julho, à margem do G8, para preparar essa visita, disse hoje o diretor para a Assuntos Asiáticos do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Dennis Wilder.

O funcionário explicou que, durante a estadia de Bush no Japão, o presidente americano também manterá uma reunião bilateral com o presidente da China, Hu Jintao.

Os protestos na Coréia do Sul têm como causa a importação de carne bovina americana, que hoje começou a ser disponibilizada no país asiático devido a um acordo alcançado entre os dois países para o comércio da mercadoria.

A Coréia do Sul, que era o terceiro mercado para a carne bovina americana, proibiu as importações depois que foi detectado um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) nos EUA, doença conhecida popularmente como "vaca louca".

Lee aprovou a suspensão do embargo em abril para os animais menores de 30 meses, o que gerou manifestações. EFE mv/rb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG