Bulgária vai às urnas para eleições legislativas

Na Bulgária, 6,8 milhões de eleitores devem comparecer às urnas neste domingo para eleger os 240 deputados búlgaros do parlamento nacional.

AFP |

As pesquisas apontam para uma vantagem da oposição de direita, mas não o suficiente para a consolidação de uma maioria, o que pode dificultar a formação do novo governo.

Os colégios eleitorais abriram às 06H00 locais (03H00 GMT) e fecharão às 19H00 locais (16H00 GMT), quando começarão a ser divulgadas as primeiras estimativas dos resultados.

De acordo com as últimas pesquisas de intenção de voto, o novo parlamento será dominado pelo jovem partido opositor de centro-direita GERB, do prefeito de Sofia, Boiko Borisov.

Os socialistas do atual primeiro-ministro, Serguei Stanichov, devem ficar em segundo lugar, seguidos pelo Movimento pelos Direitos e Liberdades da Minoria Turca (MDL) e pelos ultranacionalistas do Ataka.

Em Istambul, cerca de 120.000 eleitores com dupla nacionalidade turco-búlgara se registraram para votar em 123 colégios eleitorais, indicou a agência de notícias turca Anatolia.

Das 240 cadeiras que serão renovadas com esta votação, 31 fazem parte do sistema majoritário de turnos e 209 pertencem ao sistema proporcional.

vs/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG