Bulgária e Romênia apóiam integridade territorial da Geórgia

Sófia-Bucareste, 26 ago (EFE).- A Bulgária e a Romênia defenderam hoje a integridade territorial da Geórgia e expressaram sua preocupação após a Rússia reconhecer a independência das regiões separatistas da Abkházia e da Ossétia do Sul.

EFE |

"A Bulgária reafirma seu apoio à independência, à soberania e à integridade territorial da Geórgia em seus limites, reconhecidos pela sociedade internacional", disse hoje à Agência Efe o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores búlgaro, Dimitar Tsanchev.

"A decisão das autoridades russas provoca uma profunda preocupação", declarou Tsanchev, que acrescentou que a posição da Bulgária corresponde à da Otan e a da UE, que pediram várias vezes à Rússia que retirasse imediatamente suas tropas da Geórgia.

Além disso, o Governo romeno criticou a Rússia e denunciou o que considera um ato unilateral e ilegal, suscetível de afetar ainda mais a situação na região do Cáucaso.

Esta declaração foi feita pelo Ministério de Assuntos Exteriores da Romênia em comunicado que afirmou que o reconhecimento das duas províncias georgianas como Estados soberanos "representa um ato unilateral, lamentável, sem fundamentos legal e que afeta as perspectivas para a regulamentação duradoura dos conflitos na região". EFE vp/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG