panelaço em respaldo ao campo e contra o Governo - Mundo - iG" /

Buenos Aires tem um novo panelaço em respaldo ao campo e contra o Governo

Buenos Aires, 11 mai (EFE).- Os moradores de Buenos Aires realizam neste domingo um panelaço, em respaldo aos protestos que dos produtores agropecuários no interior da Argentina para repudiar a política agrícola do Governo de Cristina Fernández.

EFE |

Por volta das 20h (21h de Brasília), centenas de pessoas foram para as ruas e saíram nas sacadas das casas e prédios do Barrio Norte com panelas e cartazes em respaldo ao protesto do campo, que se mantém em conflito com o Governo há dois meses.

O "panelaço" registrado este domingo se soma ao protagonizado esta noite pelos moradores da cidade argentina de Gualeguaychú, na província de Entre Ríos, onde neste final de semana aconteceu uma grande mobilização, no marco da greve comercial realizada pelo setor.

Depois de mais de um mês de "trégua", as entidades rurais resolveram na semana passada retomar a greve, porque o Governo não aceita discutir o esquema de impostos à exportação de grãos, que foi o estopim da greve de três semanas que tinham organizado em março passado.

As entidades agropecuárias, que reúnem cerca de 290.000 produtores, decidiram não comercializar até a próxima quinta-feira os grãos destinados à exportação, por isso que nas estradas os caminhões que transportam essa mercadoria para outros países estão parados.

Os bloqueios parciais de rotas e protestos do campo se estendem a várias províncias do país, com "tratoraços" nos quais vários produtores bloqueiam as vias com suas máquinas.

Vários governadores da Argentina terão esta semana reuniões com dirigentes agropecuários, a fim de resolver o conflito, o qual derivou na greve que hoje completa seu quarto dia.

O setor agropecuário advertiu ontem que a greve pode se estender no caso de não obter nos próximos dias uma resposta do Governo a suas reivindicações. EFE mar-ms/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG