Buenos Aires sediará 3º Congresso Mundial de Agências de Notícias em 2010

Madri, 20 out (EFE).- Buenos Aires sediará o 3º Congresso Mundial de Agências de Notícias em outubro de 2010, informaram hoje em Madri os representantes do Comitê Executivo do Conselho Mundial de Agências reunido na sede da Agência Efe.

EFE |

A capital argentina sucederá Moscou, que abrigou o primeiro encontro em 2004, e a cidade espanhola de Estepona, sede do segundo congresso em 2007.

A agência argentina "Télam" preparará a reunião de 2010, segundo confirmou seu presidente, Martín Granovsky, destacando que esta reunião representa de "compromisso com a liberdade de expressão, a diversidade e o papel das agências no mundo".

Alex Grijelmo, presidente da Agência Efe e do Conselho Mundial de Agências de Notícias, cargo para o qual foi eleito no 2º Congresso Mundial, abriu a reunião e destacou o trabalho realizado até o momento "para contribuir para um maior reconhecimento do papel e a importância das agências de notícias".

"Apesar de nossas grandes diferenças, acreditamos firmemente que se trabalharmos unidos na defesa da necessidade das agências de notícias como as principais provedoras de conteúdos, será mais fácil ter o reconhecimento das sociedades e dos meios de comunicação", comentou.

O presidente da Agência Efe insistiu ainda na necessidade de se "enfrentar o rápido ritmo da globalização, o impacto da internet e da mídia digital, e a explosão das fontes de informação", assim como continuar fazendo um trabalho jornalístico profissional, à margem de interesses políticos.

Na reunião de hoje em Madri participaram diretores de AAP (Austrália), AFP (França), ANSA (Itália), AP (EUA), EANA (Aliança de Agências Européia), Efe (Espanha), FANA (Federação de Agências Árabes), Itar-Tass (Rússia), PTI (Índia) e Télam (Argentina). EFE fpb/rb/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG