solução permanente ao conflito entre Geórgia e Rússia - Mundo - iG" /

Brown pede solução permanente ao conflito entre Geórgia e Rússia

Londres, 12 ago (EFE) - O primeiro-ministro do Reino Unido, o trabalhista Gordon Brown, afirmou hoje que Geórgia e Rússia devem encontrar uma solução permanente ao conflito que opõe ambos os países. Em declarações feitas desde a Escócia, onde passa as férias de verão (hemisfério norte), Brown se felicitou pelo cessar-fogo imediato que agora compartilham Geórgia e Rússia, circunstância que atribuiu à pressão internacional dos últimos dias. O líder trabalhista se manifestou a favor de garantir um cessar-fogo duradouro e ofereceu o apoio do país para fornecer ajuda humanitária às vítimas do que qualificou de uma sucessão terrível de fatos. Brown defendeu também o início de negociações para resolver a crise de uma vez por todas. Não podemos continuar com uma situação na qual são possíveis as hostilidades. Devemos acabar com elas alcançando uma solução permanente para este problema, ressaltou o chefe do Governo trabalhista.

EFE |

Brown acrescentou que tratou da disputa com os presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, e da França, Nicolas Sarkozy, assim como com o secretário-geral da ONU, o sul-coreano Ban Ki-moon, entre outros líderes internacionais.

Dmitri Medvedev e Nicolas Sarkozy, o atual presidente de turno da União Européia (UE), acordaram hoje um plano de seis pontos para resolver o conflito na região separatista da Ossétia do Sul, na Geórgia. EFE pa/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG