Brown pede que Olmert abra fronteira com Gaza

Londres, 4 fev (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, informou hoje que escreveu ao chefe do Governo israelense, Ehud Olmert, para pedir que abra as passagens fronteiriças com a Faixa de Gaza, a fim de que possa entrar a ajuda humanitária.

EFE |

Na sessão semanal de perguntas ao primeiro-ministro na Câmara dos Comuns do Parlamento britânico, Brown disse que Israel deve tomar "medidas urgentes" para permitir a chegada de ajuda humanitária aos que mais precisam em Gaza.

"O Governo israelense tem a responsabilidade de permitir que a ajuda humanitária entre na zona de Gaza", disse.

"Escrevi ao primeiro-ministro Olmert para pedir que tome medidas urgentes para garantir que as passagens estejam abertas, a fim de que os caminhões com ajuda possam chegar à zona", afirmou Brown.

"Peço que abra as passagens, mas também que facilite o adequado acesso humanitário", disse o primeiro-ministro britânico.

Segundo o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, o recente conflito por causa dos bombardeios israelenses em Gaza causou a morte de 1,36 mil pessoas, enquanto 5 mil ficaram feridas.

Abbas também disse que cerca de 4 mil edifícios residenciais e 20 mil casas foram destruídas, deixando sem lar aproximadamente 90 mil pessoas. EFE vg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG