clube de gentlemen - Mundo - iG" /

Brown: os Comuns não serão mais administrados como um clube de gentlemen

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou nesta terça-feira uma reforma do funcionamento da Vâmara dos Comuns, atingida em cheio pelo escândalo de mau uso de verbas públicas pelos deputados, destacando que a câmara baixa não pode ser mais administrada como um clube de gentlemen.

AFP |

Brown indicou que as propostas seriam feitas nas próximas horas para que esta câmara passe de um sistema de autorregulação a um sistema de controle externo de suas contas, para tentar recuperar a confiança do público.

"Westminster não pode mais funcionar como um clube de gentlemen em que os membros fixam as regras e as aplicam eles mesmos", declarou o primeiro-ministro durante uma entrevista à imprensa mensal realizada horas após o presidente da Casa anunciar sua demissão.

"Creio que a pedra angular de qualquer reforma deve ser uma passagem de autorregulação a uma regulação externa independente", explicou Brown.

"Se os deputados continuam fixando eles mesmos os próprios códigos e regras, pouco importa como eles o fazem, o público sempre questionará", destacou Brown.

lgo/lm/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG