Brown homenageia 4 quatro soldados mortos no Afeganistão e encontra Karzai

Cabul, 13 dez (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, prestou hoje homenagem, durante sua visita surpresa ao Afeganistão, aos quatro soldados britânicos que morreram na sexta-feira, e se reuniu em Cabul com o presidente afegão, Hamid Karzai.

EFE |

Segundo a imprensa local, Brown chegou primeiro a Camp Bastion, na conflituosa província de Helmand, onde homenageou os quatro militares, enquadrados na Força Interacional de Assistência à Segurança (Isaf), missão sob comando da Otan, e que morreram ontem por causa da explosão de dois artefatos.

Com estes, já é de 132 o número de soldados britânicos que morreram no Afeganistão desde o começo da mobilização de tropas estrangeiras em 2001.

Brown se deslocou então ao distrito de Moussa Qala, em Helmand, e depois foi a Cabul e se reuniu com Karzai.

"É importante reconhecer que a ação conjunta do Afeganistão e do Paquistão é essencial se quisermos alcançar a paz e a estabilidade na região", disse Brown, em entrevista coletiva junto a Karzai.

Brown insistiu em que a maior "ameaça" provém da fronteira afegão-paquistanesa, onde se refugiam membros da insurgência talibã e da rede terrorista internacional Al Qaeda.

O primeiro-ministro do Reino Unido também se referiu ao pleito presidencial afegão, previstos para o segundo semestre de 2009, e ressaltou que "o mundo está interessado em que as eleições sejam livres e transparentes".

Embora Brown tivesse previsto, em um primeiro momento, visitar amanhã Nova Délhi, os canais paquistaneses disseram hoje que o primeiro-ministro fará antes uma parada em Islamabad, o que a Embaixada do Reino Unido no Paquistão não quis confirmar à Agência Efe. EFE lo-igb-amp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG