Brown e secretário-geral da Otan discutem situação no Afeganistão

Londres, 23 out (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jaap De Hoop Scheffer, analisaram hoje, em Londres, a situação no Afeganistão, segundo confirmou à Agência Efe um porta-voz do líder da Aliança Atlântica.

EFE |

Brown e De Hoop Scheffer fizeram uma reunião em que "o assunto principal foi Afeganistão, como as coisas estão sendo feitas lá e o contexto estratégico" da Otan no país, confirmou a fonte.

Segundo o porta-voz, o premier e o secretário-geral "examinaram a situação de segurança", assim como "as eleições do próximo ano e os preparativos necessários para a realização do pleito afegão".

Perguntado se De Hoop Scheffer solicitou o desdobramento de mais tropas britânicas no Afeganistão, o porta-voz disse que isso "não foi feito".

"O Reino Unido já tem um grande compromisso com o Afeganistão, algo que a Otan agradece muito. O Reino Unido está cumprindo sua parte", disse.

Na reunião também esteve presente o ministro da Defesa do Reino Unido, John Hutton, que esta semana visitou o Afeganistão, confirmou um porta-voz do chefe de Governo britânico.

A Força de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf), sob comando da Otan, conta com mais de 50 mil soldados procedentes de 40 países.

O Reino Unido tem desdobrados cerca de oito mil soldados no Afeganistão, a maioria concentrados no sul do país como parte da Isaf, segundo os números do Ministério da Defesa britânico.

Até o momento, 121 soldados das Forças Armadas britânicas morreram no Afeganistão, desde a ocupação do país asiático em novembro de 2001. EFE pa/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG