pessoa certa para governar o R.Unido - Mundo - iG" /

Brown diz que ser a pessoa certa para governar o R.Unido

Londres, 5 jun (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, disse hoje ser a pessoa certa e ter a equipe adequada para servir o país e ajudá-lo a superar a crise econômica e parlamentar.

EFE |

"Se não achasse que sou a pessoa certa à frente da equipe adequada para enfrentar estes desafios, não estaria aqui", disse Brown numa entrevista coletiva.

O premiê convocou a imprensa nesta sexta-feira para explicar a remodelação que faz no Executivo, necessária após a renúncia de cinco ministros nos últimos dias.

Após admitir que o Partido Trabalhista sofreu uma "dolorosa derrota" nas eleições municipais inglesas realizadas ontem, Brown mostrou-se firme ao afirmar: "Não vacilarei. Não abandonarei.

Seguirei fazendo o meu trabalho".

O premiê atribuiu o atual descontentamento da população à crise econômica e ao recente escândalo envolvendo parlamentares. E, embora tenha admitido ter uma parcela de responsabilidade na crise que o Executivo enfrenta, deixou claro que não pretende deixar o Governo.

Após anunciar a nova composição do executivo, Brown enumerou as medidas que pensa em aplicar para promover uma "limpeza" na vida política e "liderar o país na saída da crise".

Entre outras coisas, prometeu a criação de três comissões especiais, que se ocuparão, respectivamente, da reforma constitucional e do sistema parlamentar, da política nacional e das medidas econômicas necessárias contra a crise.

Para restabelecer a confiança no Parlamento, Brown antecipou a elaboração de um código de conduta e a constituição de um órgão independente que audite as despesas dos parlamentares.

"A economia e a ética exigem força, determinação e caráter", disse Brown, que acrescentou: "Terminarei a tarefa". EFE ++jm++/ir

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG