não há justificativa para ataques russos na Geórgia - Mundo - iG" /

Brown diz que não há justificativa para ataques russos na Geórgia

Londres, 11 ago (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, afirmou hoje que não há justificativa para os ataques da Rússia contra Geórgia e advertiu que essa intervenção militar pode gerar uma catástrofe humanitária na região.

EFE |

"Não há justificativa para a continuação da ação militar da Rússia na Geórgia, que ameaça a estabilidade de toda a região e faz com que se corra o risco de uma catástrofe humanitária", comentou Brown em comunicado oficial.

"O Governo georgiano ofereceu um cessar-fogo e pediu aos russos que respondam de maneira recíproca e sem demora", ressaltou o primeiro-ministro britânico, que avisou que a disputa na Ossétia do Sul pode se estender para além dessa região separatista.

Para Brown, "o Governo russo tem clara responsabilidade de acabar rapidamente com o conflito".

Segundo ele, a "contínua agressão" contra Geórgia "só servirá para danar a reputação internacional da Rússia e suas relações com países de todo o mundo".

O chefe de Governo britânico acrescentou que seguirá trabalhando com seus aliados para "garantir uma resolução pacífica e rápida à crise que mantenha a integridade territorial e política da Geórgia".

O premier do Reino Unido já havia discutido a crise no fim de semana passado com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com quem falou por telefone.

EFE pa/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG