Brown diz que Olmert prometeu suspenser bloqueio a Gaza

Londres, 31 dez (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, afirmou hoje que seu colega de Israel, Ehud Olmert, lhe deu garantias de que suspenderá o bloqueio humanitário sobre a Faixa de Gaza, onde, nos últimos dias, quase 400 pessoas morreram em virtude dos bombardeios israelenses.

EFE |

"Falei com o primeiro-ministro de Israel e recebi garantias de que, por razões humanitárias, haverá acesso para os carregamentos" que chegam a Gaza "e para ajudar os feridos", disse Brown.

Em nota, o primeiro-ministro britânico assegurou ter "alguns indícios de que agora a ajuda está passando". Além disso, ressaltou que "a segunda coisa que temos que fazer é assegurar que haja um cessar-fogo imediato e urgente".

"É vital que agora prevaleça a moderação. Há uma crise humanitária", acrescentou Brown, que, disse, nas últimas horas esteve em contato com líderes de ambas as partes para tentar encontrar uma solução para a situação de violência.

O primeiro-ministro assegurou que os ministros da Liga Árabe estão elaborando uma série de medidas para deter os bombardeios e que "esta é a melhor oportunidade para conseguir um cessar-fogo e a paz".

"Acho que as diferentes forças envolvidas deveriam aproveitar esta oportunidade (...). Apelo a todas as partes implicadas para que a aproveitem", concluiu o chefe do Governo britânico. EFE fpb/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG