Brown diz que luta contra a pobreza não deve ser abandonada

Londres, 5 jul (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, destacou a necessidade de que o Grupo dos Oito (G8, os sete países mais industrializados e a Rússia) não abandone a luta contra a pobreza e a mudança climática, apesar da crise creditícia.

EFE |

Por ocasião da cúpula do G8 que começa nesta segunda-feira no Japão, Brown ressaltou em entrevista publicada hoje pelo diário "The Guardian" a importância da união do Ocidente para estimular a produção de alimentos nos países em desenvolvimento.

"O mundo sofre um triplo desafio: preços mais altos dos combustíveis, dos alimentos e a crise creditícia. Minha mensagem ao G8 será que, em vez de deixar de lado a mudança climática e a agenda do desenvolvimento por causa da crise na economia, temos que acelerar nossos esforços", disse.

"Esta agenda não é importante somente para o meio ambiente e a redução da pobreza, mas também para nosso futuro econômico", afirmou o chefe do Governo britânico.

Para Brown, a cúpula do Japão será importante para o G8 mostrar sua união, com um forte respaldo a um acordo global de livre-comércio e com a agenda sobre o desenvolvimento e a luta contra a mudança climática.

Sobre a mudança climática, o primeiro-ministro disse que confia em que o G8 possa conseguir progressos a fim de alcançar um acordo que permita transformar o Banco Mundial em uma instituição bancária em matéria energética, além de desenvolvimento. EFE vg/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG