Brown discutirá com Lula prioridades em reunião do G20

Bruxelas, 20 mar (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, anunciou hoje que visitará na próxima semana vários países da América Latina para discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a governante do Chile e líderes empresariais mundiais, as prioridades perante a cúpula do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes), em Londres.

EFE |

Também disse que viajará com esse mesmo propósito a Nova York, onde se reunirá com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Brown disse, em entrevista coletiva, ao término do Conselho Europeu realizado hoje, em Bruxelas, que, em um momento de "desafios globais", a Europa deve "ser líder" e destacou o "compromisso partilhado" por todos os chefes de Estado e de Governo da UE para enfrentar a recessão.

O Governo britânico manifestou recentemente sua esperança de que os interesses da América Latina tenham espaço na reunião.

Brown, que exerce este ano a Presidência do G20, ressaltou que todos os países entendem a "urgência da recessão" e que a "prioridade" são os cidadãos individuais, assuntos que serão discutidos pelas principais economias mundiais na cúpula em Londres.

"Temos a determinação de fazer tudo o necessário para restaurar o crescimento e o emprego", disse.

Perguntado pelos jornalistas sobre a possibilidade de que as expectativas para a cúpula do G20, em 2 de abril, sejam "altas demais", Brown respondeu que as respostas individuais à crise nunca serão "tão eficazes" quanto uma reação conjunta.

Nesse sentido, afirmou que os cidadãos se sentem "inseguros" diante da escassez de crédito e que "querem saber que estamos empreendendo ações".

Por isso, destacou que a importância do "significativo" encontro do G20 está em que todas as principais economias se reunirão para tratar juntas problemas comuns, como a estrutura dos sistemas financeiros e seu impacto em nível mundial.

"Temos um interesse comum ao enfrentar estes problemas", concluiu. EFE rja/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG