progresso das tropas britânicas no Afeganistão - Mundo - iG" /

Brown destaca progresso das tropas britânicas no Afeganistão

Cabul, 21 ago (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, que chegou hoje de surpresa ao Afeganistão, admitiu que os talibãs estão realizando ofensivas no país, mas destacou que as tropas britânicas que ocupam a conflituosa província de Helmand, no sul do país, estão obtendo progressos contra os insurgentes.

EFE |

"Os soldados e os comandantes no terreno com os quais falei acham que estão obtendo um progresso substancial contra os talibãs", disse Brown.

O primeiro-ministro visitou as tropas que ocupam Helmand para dar ânimo aos soldados, mesma atitude que teve ontem o presidente francês, Nicolas Sarkozy, após a morte de dez soldados franceses em uma emboscada talibã na província de Cabul.

Segundo fontes oficiais em Londres, Brown louvou seus soldados por estarem na primeira linha de combate e, com isso, buscam prevenir as atividades terroristas.

"Saibam que o que fazem aqui impede que o terrorismo chegue às ruas da Reino Unido", disse Brown às suas tropas.

Após encorajar seus soldados, ele partiu para Cabul, onde se reuniu com o presidente afegão, Hamid Karzai.

Em coletiva de imprensa junto a Karzai, Brown mostrou mais uma vez sua determinação no "apoio à nova democracia afegã", e acrescentou que o Reino Unido não diminuirá "seus esforços na reconstrução do Afeganistão".

"Tivemos êxito em ganhar território na região de Helmand e continuaremos trabalhando nisso", declarou o primeiro-ministro, cujas tropas ocupam uma das províncias onde os insurgentes têm uma presença mais forte.

Embora tenha reconhecido que "há algumas ofensivas talibãs", ele afirmou que os rebeldes se viram obrigados a adotar táticas mais próprias "de uma guerrilha" que de um grupo capaz de manter um "enfrentamento direto" com as forças estrangeiras.

Brown disse que a solução "a longo prazo" passa por ceder a responsabilidade às forças afegãs para que sejam capazes de proteger seu próprio país. EFE lo/ab/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG