Brown destaca importância de estabilizar fronteira afegão-paquistanesa

Cabul, 27 abr (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, que está em visita a Cabul, lembrou hoje que a estabilidade das ruas de Londres depende da estabilidade nas áreas fronteiriças do Afeganistão e do Paquistão, e falou de uma nova estratégia do Reino Unido para a região.

EFE |

Em entrevista coletiva junto com o presidente afegão, Hamid Karzai, Brown insistiu em que a fronteira afegão-paquistanesa é "o caldo de cultura" e "incubadora" do terrorismo.

"Uma cadeia do terror une estas áreas com as ruas de muitas capitais do mundo", alertou o primeiro-ministro do Reino Unido, que também deve visitar hoje o Paquistão.

Brown fez estas declarações no Palácio Presidencial de Cabul, após visitar em Lashkar Gah, capital da conflituosa província de Helmand, as tropas britânicas mobilizadas sob a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), missão militar sob comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

"Nossa estratégia para trabalhar com os Governos do Afeganistão e do Paquistão na luta contra esta ameaça terrorista será complementar", disse o premiê britânico.

"A segurança nestas montanhosas zonas fronteiriças, que podem parecer distantes e remotas, significará mais segurança" para o Reino Unido, disse.

Karzai admitiu que o país está sofrendo "problemas" no âmbito da segurança.

"Isso não é o retorno dos talibãs, mas uma continuação das ameaças que estamos enfrentando e que estamos tentando eliminar e derrotar", disse o presidente afegão.

Também reconheceu que a existência de "santuários" terroristas e de "fontes de financiamento" para os fundamentalistas fazem com que "por qualquer razão possam lançar ataques no Afeganistão, no Paquistão ou no resto do mundo".

Brown já tinha viajado ao Afeganistão em 13 de dezembro, ocasião que também aproveitou para visitar suas tropas em Camp Bastion, a principal base militar do Reino Unido no Afeganistão, situada em Helmand.

Segundo confirmou à Agência Efe uma fonte do Ministério de Exteriores paquistanês, Brown, após sua visita-relâmpago ao Afeganistão, deve viajar ainda hoje ao Paquistão para se reunir com o presidente, Asif Ali Zardari, e com o primeiro-ministro, Yousuf Raza Gillani.

O Governo britânico revelará na quarta-feira, em Londres, sua nova estratégia para a região, depois que a Administração americana do presidente Barack Obama fez o mesmo em 27 de março. EFE lo-amp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG