erro não ter planejado reconstrução do Iraque - Mundo - iG" /

Brown considera erro não ter planejado reconstrução do Iraque

Londres, 25 jan (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, reconheceu hoje que foi um erro não ter planejado a reconstrução do Iraque após a queda de Saddam Hussein.

EFE |

Em sua entrevista coletiva mensal na residência oficial de Downing Street, Brown disse, no entanto, que o Governo tinha que tomar a decisão de invadir Iraque, diante da recusa do presidente Saddam Hussein a cumprir as exigências da ONU.

O chefe do Governo fez esta afirmação após confirmar na semana passada que comparecerá perante a comissão que investiga a Guerra do Iraque antes das eleições gerais britânicas, que devem ser realizadas até junho.

Ao ser questionado pelos jornalistas sobre a legalidade da Guerra do Iraque (2003), o primeiro-ministro disse que responderá a essas inquietações quando se pronunciar na comissão.

"Acho que o erro da guerra foi não promover a reconstrução e planejá-la da maneira que era necessária para que o Iraque pudesse se recuperar rapidamente depois da queda de Saddam Hussein", afirmou.

"Quanto à guerra, sempre considerei a resolução da ONU, que durante dez anos determinava a Saddam Hussein tomar medidas (de desarmamento), como muito decisiva entre as razões pelas quais fizemos o que fizemos".

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair, principal responsável por levar o Reino Unido à Guerra do Iraque, fará uma declaração perante a comissão na próxima sexta-feira, dia 29. EFE vg/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG