Brown confirma introdução de scanner corporal nos aeroportos britânicos

Londres, 3 jan (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, confirmou hoje a introdução gradual do scanner corporal nos aeroportos britânicos, entre outras medidas de segurança para minimizar o risco de embarque de explosivos.

EFE |

Em uma entrevista a um programa televisivo da "BBC", Brown insistiu em que era preciso agir "com rapidez", após a chamada de alerta do atentado fracassado cometido no dia de Natal em um avião com destino aos Estados Unidos.

"Em primeiro lugar, nos aeroportos, as pessoas verão a introdução gradual do scanner corporal", disse Brown, que precisou que também haverá revistas na bagagem de mão em busca de possíveis "traços de explosivos".

"Faremos tudo o que estiver em nossas mãos para aumentar a segurança que é essencial. Reconhecemos que há novos tipos de armas que a Al Qaeda utiliza e temos que responder em consequência", ressaltou.

"Este é um novo tipo de ameaça e procede de uma nova fonte que, obviamente, é o Iêmen, embora haja outras fontes potenciais, como a Somália, além do Afeganistão e Paquistão", disse o primeiro-ministro.

O anúncio de Brown ocorre depois que se soube hoje que o Reino Unido e os EUA financiarão conjuntamente uma unidade antiterrorista no Iêmen, país onde esteve Umar Farouk Abdulmutallab, autor do atentado frustrado de 25 de dezembro. EFE jm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG