Brown apoiará vítimas do IRA para que consigam indenizações da Líbia

Londres, 6 set (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, afirmou hoje que apoiará as famílias de vítimas de atentados do IRA, em suas reivindicações à Líbia por indenizações, por fornecer os explosivos utilizado pelo grupo terrorista em diversas ocasiões.

EFE |

Um grupo de altos funcionários do Ministério de Exteriores e da embaixada britânica em Trípoli se dedicará a apoiar as famílias em sua tentativa de conseguir a compensação do regime líbio, que, durante anos, concedeu verbas e forneceu explosivos Semtex ao IRA.

Brown fez o anúncio em uma declaração divulgada após a reunião em Berlim com a chanceler alemã, Angela Merkel, horas depois de a imprensa britânica divulgar documentos que mostram que o primeiro-ministro vetou pessoalmente uma tentativa de pressionar o líder líbio, Muammar Kadafi, sobre as indenizações.

Sobre as vítimas do IRA, Brown afirmou que são elas, e não o Governo, que têm maiores possibilidades de pressionar Trípoli a favor da concessão das indenizações.

"Me preocupa muito o impacto de todas as atrocidades do IRA nas vítimas, seus parentes e suas comunidades. Os líbios rejeitaram aceitar um tratado ou um acordo intergovernamental sobre o assunto", afirmou Brown.

"Nossa opinião foi que a via com maiores probabilidades de lançar resultados é apoiar as famílias e seus advogados em suas reivindicações legais diante das autoridades líbias", disse Brown, que informou que as primeiras reuniões sobre o assunto serão realizadas "nas próximas semanas".

O primeiro-ministro assegurou que "sucessivos Governos" tentaram buscar uma compensação para as vítimas do IRA, mas que a prioridade na relação com a Líbia foi "garantir o apoio na luta contra o terrorismo e que abandone seu programa nuclear".

"São estas as preocupações, e não o petróleo ou interesses comerciais, o aspecto dominante de nossa relação", disse. EFE fpb/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG