O primeiro-ministro britânico Gordon Brown anunciou nesta terça-feira aos deputados uma nova mudança fundamental de missão em 2009 para os soldados britânicos posicionados no Iraque.

"Como no ano passado, quando passamos de uma missão de combate para um papel de supervisão, nos primeiros meses de 2009 haverá uma nova mudança fundamental na missão", declarou ele ante a Câmara dos Comuns, três dias depois de sua breve visita ao Iraque.

Elogiando a melhoria da segurança na região de Basra (sul), onde se encontra o contingente britânico no Iraque, Brown assegurou que seu governo continuará reduzindo o número de soldados britânicos posicionados nesse país, onde atualmente são 4.100.

Segundo o primeiro-ministro, os comandos militares prevêem que o controle do aeroporto de Basra seja completamente transferido aos iraquianos até o final do ano.

A Grã-Bretanha, que mobilizou até 46.000 soldados no Iraque na invasão de março de 2003, dispõe atualmente de um contingente de 4.100 homens posicionados no aeroporto da cidade de Basra.

Em outubro passado, Brown anunciou que este contingente seria reduzido a 2.500 homens na primavera (boreal) de 2008, mas a retirada progressiva foi suspensa por razões de segurança.

et/cyb/cn

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.