consequências de suas ações - Mundo - iG" /

Brown adverte Colombo para as consequências de suas ações

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, avisou neste sábado o governo do Sri Lanka sobre as possíveis consequências de suas ações se não autorizar o acesso de organizações humanitárias às zonas de combates e se não acabar com a ofensiva contra os Tigres Tãmeis.

AFP |

Brown também pediu aos Tigres de Libertação do Eelam Tamil (LTTE) que entreguem suas armas e deixem os civis encurralados saírem.

"O Sri Lanka deve entender que suas ações terão consequências", disse Brown em um comunicado, depois de uma conversa por telefone com o presidente do Sri Lanka. Mahinda Rajapakse.

"Pedimos reiteradamente o fim das violências. As agências humanitárias devem ter acesso aos civis presos entre dois fogos em um conflito sangrento", acrescentou.

"Estamos apoiando os esforços das Nações Unidas para que o conflito termine de forma ordenada. O LTTE deve depor suas armas e permitir aos civis que saiam da zona de conflito", disse Brown.

O ministro da Defesa do Sri Lanka afirmou neste sábado que os rebeldes dos Tigres estavam se preparando para cometer um "suicídio em massa".

O Ministério considerou que a única saída dos Tigres é "se render às forças de segurança ou serem esmagados pelo avanço dos militares".

A ex-colônia britânica recusou todas as exortações da comunidade internacional a um cessar fogo e a um acesso humanitário à zona dos combates.

psr/am/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG