Brasil, UE e mais 11 países assinam acordo de eficiência energética

Roma, 24 mai (EFE).- O Brasil, a União Europeia (UE) e mais 11 países assinaram hoje, em Roma, dentro do encontro G8 Energia, um acordo internacional de cooperação em matéria de eficiência energética (IPEEC, na sigla em inglês).

EFE |

O texto foi assinado por representantes da UE e dos Governos de Brasil, Alemanha, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Reino Unido e Rússia.

Para que possa entrar plenamente em vigor, o acordo será complementando com um memorando assinado com a Agência Internacional da Energia (AIE).

"O acordo é essencial para fazer frente à crise econômica e combater a mudança climática. Os investimentos em eficiência energética são, de fato, imediatamente realizáveis, têm um forte efeito contra a recessão e estão em grau de reduzir as importações energéticas e a poluição", disse o ministro de Desenvolvimento Econômico da Itália, Claudio Scajola.

Segundo o político italiano, o IPEEC "representa uma resposta importante à questão da responsabilidade e do compromisso do G8 (os sete países mais industrializados do mundo e a Rússia)".

Scajola também disse que o acordo alcançado em Roma está "aberto a todos os países e será uma plataforma privilegiada para o compartilhamento de experiências" em matéria de eficiência energética. EFE mcs/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG