Brasil terá primeira cidade do mundo com 1 computador por aluno

Rio de Janeiro, 16 jun (EFE).- A cidade de Piraí, no Rio de Janeiro, será, a partir de agosto, a primeira cidade do mundo a ter um computador por aluno em toda a rede municipal de ensino, medida que envolverá um total de 6.

EFE |

200 estudantes.

As informações foram dadas hoje pelas autoridades do município, depois da confirmação da compra de 5.500 novos computadores, que serão entregues nas 21 escolas públicas de Piraí, segundo um acordo do Governo do estado e a empresa Intel.

A iniciativa faz parte do projeto Piraí Digital, iniciado em 2004, para transformar esta pequena cidade de pouco mais de 25 mil habitantes e cerca de 500 quilômetros quadrados em uma "cidade digital", que promoverá a inclusão nas novas tecnologias, assim como uma educação mais interativa e colaboradora.

Os novos computadores serão somados a outros 700 que já foram entregues em uma primeira fase do projeto e cujo preço foi de RS$ 700 por unidade.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, a professora Maria Helena Cautiero, afirmou que o colégio Professora Rosa da Conceição Guedes duplicou em apenas dois anos sua avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), passando de 2,2 pontos para 4,8 pontos.

Nesta fase inicial do projeto Piraí Digital, que contou com um investimento de RS$ 5,2 milhões, a cobertura total do município com conexão de banda larga sem cabo também foi implantada.

O vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, afirmou que se foi possível implantar esta iniciativa em uma cidade "com uma topografia tão complicada como a de Piraí, é possível fazê-lo no país inteiro".

Pezão manifestou sua intenção de expandir o programa Piraí Digital para o milhão e meio de alunos da rede de ensino pública de todo o estado. EFE edv/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG