Brasil sediará reunião do Fórum da Aliança de Civilizações em 2010

Nações Unidas, 26 set (EFE).- A terceira reunião do Fórum da Aliança de Civilizações acontecerá no Rio de Janeiro, onde se reunirão os representantes dos países que integram o grupo de amigos desta iniciativa, que busca melhorar o entendimento entre povos de diferentes culturas.

EFE |

Ministros de Assuntos Exteriores e representantes dos países do grupo de amigos da Aliança se reuniram hoje nas Nações Unidas, com a participação do presidente desse fórum, Jorge Sampaio, assim como do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Ban ressaltou o papel central da ONU para promover iniciativas que melhorem a criação de confiança entre culturas e reduzam as tensões no mundo.

A Aliança, disse Ban, "ajuda nestes tempos difíceis", e lembrou que esta iniciativa lançada em 2005 por Espanha e Turquia contribui para construir confiança entre as diferentes culturas, além de favorecer a reconciliação e reduzir tensões entre comunidades.

"Todos nós sabemos que, quando há um conflito, é necessário mais que assinar acordos de paz. É necessária a confiança. Do tipo da que a Aliança pode nos proporcionar", acrescentou Ban.

O ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, confirmou hoje aos presentes que o 3º Fórum da Aliança de Civilizações acontecerá no Rio de Janeiro, após os já realizados em Madri e Istambul.

A reunião no Rio, em 28 e 29 de maio do próximo ano, contribuirá para "reforçar seu caráter global" e aprofundar no desenvolvimento de sua dimensão regional. EFE emm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG