Brasil reitera disposição de trabalhar pela paz na América do Sul

Brasília, 13 ago (EFE).- O ministro das Relações Exteriores Celso Amorim recebeu hoje seu colega colombiano, Jaime Bermúdez, a quem reiterou a disposição do Brasil de trabalhar pela paz em toda a América do Sul.

EFE |

Bermúdez, que chegou hoje a Brasília para reunir-se com Amorim pela primeira vez desde que foi nomeado chanceler da Colômbia, no mês passado, ressaltou o "excelente momento" das relações bilaterais "em todos os planos".

Os chanceleres disseram em entrevista coletiva que discutiram diferentes assuntos de interesse bilateral e regional, entre eles o conflito interno colombiano.

No entanto, Bermúdez afirmou que não foi discutida na reunião a descoberta de e-mails que citavam autoridades brasileiras nos computadores do ex-chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Raúl Reyes.

O chanceler colombiano reiterou a "preocupação" de seu Governo com as atividades que possa ter no Brasil o colombiano Antonio Cadena Collazos, conhecido como "Padre Oliverio Medina", considerado há anos um "embaixador" das Farc no Brasil.

O "padre Medina" ficou detido por quase dois anos no Brasil, que negou sua extradição à Colômbia por ele ter uma filha brasileira e lhe concedeu status de refugiado, em troca de sua desvinculação do grupo guerrilheiro e de qualquer atividade política.

Amorim disse que o caso "merece toda a atenção do Governo", já que a Colômbia "expressou sua inquietação com a possibilidade de o padre estar exercendo atividades contrárias a seu status de refugiado".

O chanceler garantiu que o assunto será "estudado com toda a atenção que merece", e que "na oportunidade adequada" será dada uma resposta ao Governo colombiano.

Amorim também reiterou a disposição do Brasil de colaborar com a paz na Colômbia se esta for a vontade do Governo de Álvaro Uribe, e disse que os dois países mantêm um alto nível de cooperação e troca de informação sobre a situação em suas fronteiras. EFE ed/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG