Brasil registra queda de 47,9% nos casos de dengue

São Paulo, 24 ago (EFE).- O Brasil registrou entre janeiro e começo de julho deste ano 387.

EFE |

158 casos de dengue, o que representa uma queda de 47,9% em relação ao mesmo período de 2008, informou hoje o Ministério da Saúde.

Um balanço oficial divulgado hoje pelo órgão afirma que o número de mortos por dengue no primeiro semestre do ano chegou a 156, uma queda de 65,7% frente aos mesmos meses do ano passado.

A dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, causa febre alta, dor de cabeça, vômito e erupções na pele, e pode ser fatal na forma hemorrágica.

O número de casos diminuiu em 20 estados, especialmente no Rio de Janeiro, que no ano passado foi atingido por uma grave epidemia da doença que deixou mais de 100 mortos.

O ministério afirma que os casos de dengue no Rio tiveram queda de 96,2% entre janeiro e julho em comparação com o mesmo período de 2008.

Nos estados do Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul o número de diagnósticos aumentou.

Quanto aos casos considerados "graves", a dengue hemorrágica e a forma com complicações, a queda foi de 80,7%, já que passaram de 20.229 no ano passado para 3.896 neste ano.

Apesar da queda, o Ministério da Saúde considera que "os dados devem ser analisados com cautela, pois se ações contra a doença não forem mantidas durante os períodos de baixa transmissão e reforçadas nas épocas de pico, o número de casos e óbitos pode voltar a aumentar".

Segundo o comunicado, o Governo destinou R$ 1,08 bilhão ao combate à dengue. EFE az/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG